terça-feira, 10 de setembro de 2013

Estado convoca professores para escolas de ensino integral da região

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo está convocando professores da rede estadual de ensino interessados em trabalhar em pelo menos 26 escolas do Vale do Paraíba e região bragantina que deverão adotar o modelo de escola integral a partir de 2014.

Professora da rede estadual de ensino atuando em sala de aula
(Foto: A2 Fotografia / Milton Michida)
No novo modelo, a jornada de trabalho é de 8 horas e 30 minutos no ensino fundamental e de 9 horas e 30 minutos no ensino médio, incluindo três refeições diárias. A estrutura conta com salas temáticas de português, história, arte e geografia, além de salas de leitura e informática.
Na matriz curricular, os alunos terão orientação de estudos, prática de ciências, preparação acadêmica e para o mundo do trabalho e auxílio na elaboração de um projeto de vida, que consiste em um plano para o seu futuro. Além das disciplinas obrigatórias, os estudantes contam também com disciplinas eletivas, que são escolhidas de acordo com seu objetivo.
Os profissionais das escolas que adotam o novo modelo, totalizam 40 horas de atividades semanais, e para isso recebem gratificação de até 75% sobre o salário-base. Os educadores efetivos e estáveis da rede interessados em atuar nestas escolas devem fazer inscrição até 4 de outubro no Portal da Educação (www.educacao.sp.gov.br). 
Confira abaixo a relação das escolas que adotarão o modelo em 13 cidades da região:

CidadesEscolas
São José dos CamposOlímpio Catão /  Professora Maria Dolores Veríssimo Madureira  /  Professor Nelson do Nascimento Monteiro  / Professor Francisco Pereira da Silva /  Professora Ilza Ilma Moeller Coppio  /  Marechal Rondon
TaubatéDoutor José Marcondes de Mattos EF + EM /   Taubaté Taubate Doutor Antonio de Moura Abud  /  Amador Bueno da Veiga  /   Monteiro Lobato /  Newton Camara Leal Barros
Pindamonhangaba        Professora Eunice Bueno Rome /  Ryoiti Yassuda
CruzeiroOswaldo Cruz /  Professor Virgilio Antunes
TremembéManuel Cabral
Campos do JordãoVila Albertina
CaçapavaDoutor Pereira de Mattos
JacareíCoronel Carlos Porto
CaraguatatubaDoutor Eduardo Correa da Costa
LorenaProfessora Miquelina Cartolano  /  Professor Joaquim Ferreira
AtibaiaJuvenal Alvim Major EM
Bragança PaulistaMaria Jose Moraes Salles Professor
Cachoeira PaulistaComendador Oliveira Gomes

Na abertura da 33ª Festa das Flores e Morangos, deputado destaca luta pelo pequeno produtor

Começou a tradicional Festa de Flores e Morangos de Atibaia, no Parque Edmundo Zanoni, na manhã desta sexta-feira (06/09). O evento, que é reconhecido no Brasil inteiro, apresenta diversas atrações, como o pavilhão de exposições - são 1.000 m² com inúmeras variedades de plantas, flores e hortifrutigranjeiros -  a praça de alimentação, além de apresentações de grupos folclóricos de diversos países, grupos interativos, brincadeiras educacionais e venda de flores e morangos produzidos na região.

Diversas autoridades participaram da abertura, entre elas o deputado estadual Beto Trícoli, o cônsul geral do Japão, Noriteru Fukushima, a secretária de Agricultura e Abastecimento do Estado, Mônika Bergamaschi, o presidente da Associação Hortolândia, Nelson Yoshida, o prefeito Saulo Pedroso, os deputados federais Junji Abe e Roberto Santiago, os vereadores Fabiano Batista de Lima, Paulo Jesus e demais autoridades. 

O deputado estadual Beto Trícoli (PV), prefeito de Atibaia por dois mandatos (2001-2008), parabenizou todos os organizadores e destacou a luta junto ao governo do Estado por mais apoio técnico e assistência para o pequeno e médio produtor e também por verbas para o Parque Ecológico. “São eles que fazem de Atibaia a cidade das flores e dos morangos e a Associação Hortolândia de Atibaia é a realizadora do evento, ao lado de inúmeros apoiadores e colaboradores”, disse. 

Beto falou de outro pleito antigo que foi atendido e que agora pode ser comemorado pelos agricultores: a flexibilização da outorga. “Agora, ela é possível porque faltava mudar os regulamentos, as regras, no Estado de São Paulo, por meio das secretarias de Agricultura e Recursos Hídricos, além de a Prefeitura ter se colocado a disposição”, afirmou.  Beto explica que isso significa mais acesso ao pequeno produtor. “Fruto de um trabalho integrado e fico feliz em ter ajudado como deputado para essa flexibilização – tratamos deste pleito em diversas ocasiões junto a Secretaria de Estado de Agricultura - anunciada em 1 de julho de 2013”, continuou. 

Beto finalizou seu discurso parabenizando a integração entre governo federal, governo estadual, governo municipal, ao empenho conjunto entre os deputados estaduais e federais por mais verbas. “Estamos juntos na luta para viabilizar o sonho da cidade, representado pelo nosso saudoso líder Hiranaka: o Parque Ecológico. Sou mais um”. 

O evento acontece de sexta a domingo, entre os dias 6 e 29 de setembro, no Parque Edmundo Zanoni. O tema deste ano é “Harmonia”.

Futebol: hipnose, cacos de vidro e barras de ferro empurram o Atibaia

Quando foram contratados para disputar a Segundona do Campeonato Paulista (equivalente à quarta e última divisão do Estadual), os jogadores do Atibaia sabiam que o caminho da equipe seria tortuoso. Mas nem em pesadelo poderiam imaginar que nos passos a serem dados no torneio acabariam pisando em cacos de vidro. Muito menos que teriam que entortar barras de ferro com a força do pescoço. Pode parecer metáfora, daquelas de livro de auto-ajuda, mas de fato os atletas têm passado por situações curiosas durante as concentrações. Até táticas de hipnose fazem parte da rotina dos boleiros.

Tesser brinca com o goleiro Leandro
(Foto: Danilo Sardinha/Globoesporte.com)
Não se trata de punição da diretoria, muito menos de um ritual masoquista. O elenco, que conta com o meia Boquita, revelado pelo Corinthians, o também meia Francisco Alex, campeão brasileiro pelo São Paulo em 2007, além de Fernando Gaúcho, atacante com passagem por diversos clubes do país, conta com o treinador motivacional Olimar Tesser para desenvolver a força da mente do elenco. É ele quem comanda sessões de hipnose na concentração do Atibaia. O objetivo é aumentar a confiança dos atletas - e, assim, aumentar as chances de acesso à terceira divisão. O principal foco está em jogadores que passam por problemas pessoais.
O trabalho de Tesser no Falcão, como é conhecido o Atibaia, começou há dois meses. Ex-goleiro de Palmeiras, Corinthians e Fluminense, o treinador motivacional deixa claro que não há mágica. Os exercícios têm riscos mínimos e são voltados para elevar a auto-estima dos jogadores, garante ele.
"Eu trabalho o ser humano, o homem, e isso é refletido dentro de campo. Ele pensa que se conseguir entortar ferro e andar no vidro, pode fazer qualquer coisa no jogo. O cérebro não sabe distinguir o que é realidade ou não. Dois minutos de treino em hipnose têm o mesmo efeito que 20 minutos sem", disse.

Jogadores do Atibaia entortam barra de ferro com a força do pescoço
(Foto: Danilo Sardinha)
A sequência de fotos acima mostra a atividade de entortar uma barra de ferro de 2,4 metros de comprimento com o pescoço. Os atletas escrevem em um pedaço de papel do que têm medo. Com a resposta escrita, o papel é dobrado e colocado entre a ponta da barra e o pescoço do jogador. Tesser orienta os companheiros de equipe, fala algumas palavras de apoio enquanto os jogadores caminham um em direção ao outro, até entortarem a barra. O ritual é encerrado com um abraço. Não há sangue, corte, nada.
Entre os jogadores, a novidade foi recebida com certo receio. Com o tapete de cacos de vidro pela frente, muitos atletas recusaram a investida num primeiro momento. Nem mesmo o vice-presidente do clube, Leonardo Silvério, responsável pelo departamento de futebol do time, acreditava que o método poderia ter efeito.
"O Tesser foi indicado pelo hotel que é nosso parceiro aqui no time. Quando ele chegou, não acreditava muito nessas coisas, não. Falei isso na cara dele. Hoje, se pudesse, o teria aqui todo dia" disse Silvério. O treinador motivacional não é remunerado pelo trabalho. Como reside em Atibaia desde janeiro, Tesser vai ao clube quando sua agenda permite.
"Era véspera de jogo e ele apareceu com os cacos de vidro. Imagina o risco de cortar o pé um dia antes da partida? Hoje a gente se pergunta qual a próxima que ele vai aprontar. É estranho, mas tem nos ajudado" disse o goleiro Ian.
No elenco do Falcão, apenas Boquita já tinha participado das sessões de hipnose. Com o mesmo Tesser no Bahia em 2011. De lá, ainda se arrepia só de lembrar a vez que jura ter levantado o treinador motivacional apenas com a força de seus dedos indicadores da mão.
"É meio estranho, mas é um trabalho muito bom, que exercita algumas partes do cérebro que você não usa normalmente. O pior era andar no vidro. Não queria fazer de jeito nenhum. Mas essa vez de levantá-lo foi tenso. Ele disse que pesava mais de 100 quilos. Aí, depois, quando vi, só com os dedos tinha o levantado até aqui" disse Boquita, mostrando a altura de seu peito.

Boquita posiciona barra de ferro no pescoço
(Foto: Danilo Sardinha/Globoesporte.com)
Para o meia, a terapia tem sido um incentivo a mais para voltar a atuar. Recuperando-se de uma cirurgia para tratar uma hérnia na região da virilha, Boquita se transferiu para o Atibaia à procura de uma sequência de jogos.
Resultado
Os métodos curiosos de Tesser parecem dar resultado. A equipe está na terceira fase da Segundona do Paulista, na liderança de seu grupo, ao lado do Água Santa. Com nove pontos em quatro jogos, o Falcão precisa de mais dois pontos nas duas partidas restantes para garantir a vaga na fase final do torneio. A equipe volta a campo nesta quarta-feira, 11, às 15h, diante do Água Santa, no estádio Salvador Russani.
Subir de divisão seria um feito inédito para o Falcão. Fundado em 2005, o Atibaia jamais deixou a Segundona. O clube nasceu para que a cidade conhecida como a Terra do Morango voltasse a ter um time de futebol profissional. As opções no passado foram o São João Futebol Clube (hoje um clube social), o Boa Vista Futebol Clube (extinto) e o Grêmio Esportivo Atibaiense (que deixou de ser profissional há pouco mais de 20 anos).
O Atibaia, presente na terceira fase do torneio, já iguala a melhor campanha de sua curta história, em 2007. E Tesser assiste aos jogos da arquibancada. Não dá palpite em escalação. No máximo, vai ao vestiário no intervalo quando o resultado é desfavorável e pede dois minutos ao treinador. Ele também assegura que ninguém vai a campo hipnotizado.
O início
Olimar Tesser conciliou a carreira de jogador com os estudos. Largou o gramado aos 30 anos para trabalhar em uma empresa de importação. Como sempre se interessou pelos estudos da mente, resolveu levar a sério o que era hobby até então. Sua primeira experiência em clube de futebol foi com o técnico Márcio Bittencourt, seu companheiro nos tempos de Corinthians, no Noroeste, em 2008.

"Em 2006, cheguei em casa e descobri que conseguia hipnotizar as pessoas. Hipnotizei logo a minha sogra. Aí, pensei: Se posso hipnotizar qualquer animal, posso trabalhar com isso", disse Tesser, que diz já ter desenvolvido sua terapia em Náutico, Guarani, Ponte Preta, São Caetano, Marília, Bahia e Paulista de Jundiaí.

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Moradores de bairro de Atibaia reclamam de poeira e lama nas ruas


Moradores de Atibaia já não aguentam mais conviver com a poeira, se não estiver chovendo, e com a lama na porta de casa, se estiver chovando. É um problema que se arrasta há anos e acaba obrigando muitas pessoas a fazer o trabalho que a Prefeitura deveria fazer.

Dona Madalena usa a enxada para limpar a frente de sua casa
(Imagem: Reprodução / TV Vanguarda)
Madalena Felipe mora há mais de 30 anos na rua José Hernandes, no Jardim Imperial. Com uma enxada na mão esla está sempre arrumando a frente da casa. "Tem que arrumar, se não a água entra dentro do quintal. A gente paga imposto caro para estar uma porcaria dessa aí na frente da casa da gente. Tem vez que não dá nem pra gente sair", lamenta a aposentada.

Usar o carro exige habilidade dos motoristas
(Imagem: Reprodução / TV Vanguarda)
A auxiliar de produção Socorro da Silva enfrenta o mesmo problema. "É horrível, todos os dias, quando a gente acorda, a lama já está toda dentro da casa. É um sofrimento", desabafa.

Buraco tapado com entulho pelos moradores
(Imagem: Reprodução / TV Vanguarda)
O asfalto só chegou até um determinado trecho. Usar o carro exige habilidade dos motoristas. São muitos buracos. Um deles chegou a ser tapado com entulho pelos próprios moradores.

Márcia também usa a enxada, mas o que mais a incomoda é a dificuldade em levar os filhos à escola
(Imagem: Reprodução / TV Vanguarda)
A enxada também faz parte da rotina da dona de casa Mércia Rezende, mas o que mais a incomoda é a dificuldade em levar os filhos para a escola. "Se chove, a "perua" não anda aqui na rua. Nem sobe, nem desce, nem carro, nem sai. Eu, se preciso de carro pra sair, tenho que ir na rua de baixo pegar o da minha mãe, eu não consigo sair com o meu carro", conta. Dentro de casa, os móveis ficam sujos com a poeira que vem da rua. "Passo pano no chão, daqui a pouco, você olha da porta no chão e vê tudo sujo, a casa, o quintal, imundo de barro. Tem que chegar e deixar os tênis lá na rua pra poder entrar".

Obras em rua no Jardim Imperial - Secretário pede paciência à população

(Imagem: Reprodução / TV Vanguarda)
Segundo a prefeitura, já existem obras em andamento para asfaltar as ruas do Jardim Imperial. "A rua é meio grande e eles vão. É que a tubulação realmente, ele vai cavando e fazendo a tubulação, e depois aterra. Essa terra fica solta. Enfim, causa transtorno e eu pediria até um pouquinho de paciência da população. Dentro do mês de setembro vai estar pronto" garante o Secretário de Urbanismo e Meio Ambiente, Sergio Glória.

Moradores de bairro de Atibaia reclamam de poeira e lama nas ruas


Moradores de Atibaia já não aguentam mais conviver com a poeira, se não estiver chovendo, e com a lama na porta de casa, se estiver chovando. É um problema que se arrasta há anos e acaba obrigando muitas pessoas a fazer o trabalho que a Prefeitura deveria fazer.

Dona Madalena usa a enxada para limpar a frente de sua casa
(Imagem: Reprodução / TV Vanguarda)
Madalena Felipe mora há mais de 30 anos na rua José Hernandes, no Jardim Imperial. Com uma enxada na mão esla está sempre arrumando a frente da casa. "Tem que arrumar, se não a água entra dentro do quintal. A gente paga imposto caro para estar uma porcaria dessa aí na frente da casa da gente. Tem vez que não dá nem pra gente sair", lamenta a aposentada.

Usar o carro exige habilidade dos motoristas
(Imagem: Reprodução / TV Vanguarda)
A auxiliar de produção Socorro da Silva enfrenta o mesmo problema. "É horrível, todos os dias, quando a gente acorda, a lama já está toda dentro da casa. É um sofrimento", desabafa.

Buraco tapado com entulho pelos moradores
(Imagem: Reprodução / TV Vanguarda)
O asfalto só chegou até um determinado trecho. Usar o carro exige habilidade dos motoristas. São muitos buracos. Um deles chegou a ser tapado com entulho pelos próprios moradores.

Márcia também usa a enxada, mas o que mais a incomoda é a dificuldade em levar os filhos à escola
(Imagem: Reprodução / TV Vanguarda)
A enxada também faz parte da rotina da dona de casa Mércia Rezende, mas o que mais a incomoda é a dificuldade em levar os filhos para a escola. "Se chove, a "perua" não anda aqui na rua. Nem sobe, nem desce, nem carro, nem sai. Eu, se preciso de carro pra sair, tenho que ir na rua de baixo pegar o da minha mãe, eu não consigo sair com o meu carro", conta. Dentro de casa, os móveis ficam sujos com a poeira que vem da rua. "Passo pano no chão, daqui a pouco, você olha da porta no chão e vê tudo sujo, a casa, o quintal, imundo de barro. Tem que chegar e deixar os tênis lá na rua pra poder entrar".

Obras em rua no Jardim Imperial - Secretário pede paciência à população

(Imagem: Reprodução / TV Vanguarda)
Segundo a prefeitura, já existem obras em andamento para asfaltar as ruas do Jardim Imperial. "A rua é meio grande e eles vão. É que a tubulação realmente, ele vai cavando e fazendo a tubulação, e depois aterra. Essa terra fica solta. Enfim, causa transtorno e eu pediria até um pouquinho de paciência da população. Dentro do mês de setembro vai estar pronto" garante o Secretário de Urbanismo e Meio Ambiente, Sergio Glória.

Prefeitura de Bragança é condenada por ataque de cão da guarda


A Prefeitura de Bragança Paulista foi condenada a pagar uma indenização de R$ 10 mil por danos morais a um morador que foi atacado por um cão da guarda municipal. O ataque aconteceu em 2008, durante uma operação da prefeitura para coibir o comércio ilegal.

Prefeitura de Bragança Paulista foi condenada a 
pagar R$ 10 mil por danos morais a um morador
(Foto: Reprodução/TV Vanguarda)
No processo, a vítima afirma que caminhava pelo calçadão do centro da cidade quando o cachorro da raça pastor alemão, que estava sob a guia do guarda, avançou e o mordeu na barriga. Para o advogado da vítima, Ricardo Mello, o funcionário da guarda municipal errou durante o procedimento.
"No momento da ação, houve uma falha do guarda que soltou o cachorro que acabou mordendo meu cliente. Foi um momento infeliz. Na ação, reforço a importância do trabalho da guarda, mas houve uma falha e a decisão da Justiça mostra isso", afirmou o advogado da vítima, Ricardo Mello.

Em seu voto de relator do recurso, o desembargador Manoel Ribeiro, da 8ª Câmara de Direito Público, afirmou que os deveres da guarda do animal assim como a segurança da população foram infringidos com o ataque ao morador.

“O ataque de cachorro que está sob a guia de guarda municipal, durante ação de repressão a ambulantes, com mordida na barriga da vítima constitui, sem dúvida, ofensa moral, afetando a honra e dignidade da pessoa, causando dor, sofrimento e humilhação”, diz trecho do voto do relator.
O G1 procurou a Prefeitura de Bragança Paulista na manhã desta quinta-feira (29), mas até a publicação da reportagem não teve uma resposta. A prefeitura informou apenas que o departamento jurídico está buscando mais informações sobre o caso para se posicionar oficialmente.

Incêndio atinge área no Parque da Pedra Grande em Atibaia


Uma incêndio de grandes proporções atingiu na tarde deste domingo (1º) uma área de preservação ambiental no Parque da Pedra Grande, em Atibaia. No início da manhã desta segunda-feira (2), o Corpo de Bombeiros combate um pequeno foco de incêndio em um local de difícil acesso no meio da mata. Os bombeiros usam uma aeronave agrícola para apagar o fogo.

Incêndio atinge a Pedra Grande em Atibaia neste domingo (1º)
(Foto: Arquivo pessoal/Marcos Arruda)
A queimada teve início às 11h30 de domingo e se alastrou pela mata. Os bombeiros pediram auxílio de helicópteros e aviões para tentar conter o fogo porque a área é considerada de difícil acesso. A queimada atingiu uma região na Cordilheira da Serra do Itapetinga e chegou ao topo da montanha. A rampa de decolagem da Pedra Grande, usada para a prática de esportes radicais, teve que ser fechada. A informação é do Clube Atibaiense de Vôo Livre.
O tamanho da área consumida pelas chamas não havia sido calculado até a última atualização desta reportagem. O último incêndio de grandes proporções na Pedra Grande aconteceu em agosto de 2010 e  levou quase 20 horas para ser apagado. Além dos bombeiros de Atibaia, também deram apoio ao trabalho os bombeiros de Jundiaí.

Futebol: Em chuva de gols, Atibaia vence Fernandópolis nos acréscimos


Em partida emociontante, decidida nos acréscimos, o Atibaia venceu Fernandópolis por 4 a 3 na tarde deste sábado, no estádio Salvador Russani, em Atibaia, pela terceira rodada da terceira fase da Segundona do Paulista (equivalente à quarta e última divisão do estadual). Depois de sair atrás, o Falcão virou, levou o empate por duas vezes e marcou o gol que definiu a partida nos acréscimos com o atacante Fernando Gaúcho.

O resultado levou o Atibaia aos seis pontos, dividindo a liderança do Grupo 16 com Água Santa e Portuguesa Santista. O Fefecê segue sem pontuar na terceira fase, ficando com a vida complicada na busca pela classificação à fase final.
Na próxima rodada, Fernandópolis e Atibaia voltam a se encontrar, desta vez na no estádio Cláudio Rodante, casa do Fefecê, no domingo, 8, às 10h.

Vôlei - Após quinta derrota, Paulinetti avalia Atibaia: 'Time bom, desempenho ruim'


Após o vice-campeonato da Superliga B na temporada passada, Atibaia manteve a base da equipe com o intuito de brigar no Campeonato Paulista da modalidade. No entanto, após cinco rodadas, o time não engrenou no torneio. Foram cinco derrotas e apenas um ponto conquistado. A equipe está na lanterna do torneio.

Marcelo Paulinetti assiste a duelo do Atibaia contra
Taubaté (Foto: Filipe Rodrigues)
Segundo o técnico Marcelo Paulinetti, Atibaia foi prejudicado por ter montado a equipe com pouca antecedência devido a problemas financeiros. Por isso, a equipe ainda não está em condições física e técnica satisfatórias.
"Mantivemos uma boa base. É um grupo bom, mas que está com desempenho ruim. Nos últimos cinco anos, é a pior campanha que estamos fazendo. Nosso objetivo é o jogo de sábado (contra São Bernardo, em casa, às 17h), pois precisamos de uma vitória no jogo de sábado para tentar fugir da última posição e pegar um cruzamento menos difícil nas quartas de final", disse.
No Campeonato Paulista, a primeira fase serve como uma etapa de preparação, já que todos os times já estão classificados para as quartas de final. A única equipe que sai com vantagem é a primeira colocada, que vai direto para as semifinais do torneio. A expectativa de Paulinetti é que a equipe esteja melhor na segunda fase.
"Todos os times estarão mais entrosados. Por causa da preparação estar objetivando ligas nacionais, a tendência, agora, é o ritmo físico e técnico estarem melhorando", afirmou o técnico após a derrota por 3 a 1 para o Taubaté, na última quinta-feira.