Cultura & Meio Ambiente

Festival de Artes Cênicas 'Entrando em Cena Apresenta' continua

Nesta segunda semana, o Festival de Artes Cênicas “Entrando em Cena Apresenta” dá início à Mostra Cena Bragantina, que apresentará espetáculos de grupos de teatro da cidade, com o objetivo fortalecer a produção teatral de Bragança.

Espetáculo “A Fantástica História do Boi Voador e a Peleja sem Peixeira contra a Seca”
A Mostra acontecerá às sextas-feiras na Praça do Matadouro e no Centro Cultural Geraldo Pereira. O primeiro espetáculo apresentado será “A Fantástica História do Boi Voador e a Peleja sem Peixeira contra a Seca”, da Cia. Cênica Tenda, às 20h. A trama se desenrola entre fatos históricos, imaginário e o universo folclórico popular nordestino.
No sábado, dia 10/08, dois espetáculos serão apresentados na Casa de Cultura, dentro da programação da Mostra Principal.

“Saltimbancos”, do grupo Conteúdo Teatral
O primeiro, às 15h, será “Saltimbancos”, do grupo Conteúdo Teatral, que trará à Bragança uma nova versão do clássico musical infantil, com músicas de Chico Buarque em roupagem jovem. Esta montagem é considerada um absoluto sucesso de público e crítica e permaneceu por 3 anos nos teatros de São Paulo.

“Feizbuk” da Cia. Arthur-Arnaldo
O segundo espetáculo do dia 10 será “Feizbuk” da Cia. Arthur-Arnaldo, com apresentação marcada para as 20h. O espetáculo fala da geração facebook, onde as fronteiras entre o privado e o público nunca foram tão tênues e a pergunta “no que você está pensando agora?” é o enigma atual. A classificação etária de “Feizbuk” é 14 anos.

“Dentro é Lugar Longe”, da Trupe Sinhá Zózima
No domingo, dia 11/08 quem se apresenta é a Trupe Sinhá Zózima, com o inusitado espetáculo “Dentro é Lugar Longe”, que acontece dentro do um ônibus. A encenação em um ônibus em movimento, característica singular do grupo, potencializa a ideia de viagem, partida que ao mesmo tempo é chegada. Com número muito limitado de lugares – apenas 30 - a saída está marcada para às 16h, no Parquinho do Lago.
Com exceção do espetáculo “A Fantástica História do Boi Voador e a Peleja sem Peixeira contra a Seca”, que acontece na Praça do Matadouro, na sexta, todos os demais têm a necessidade de retirada de ingressos antecipadamente.

Os ingressos podem ser retirados, em troca de um litro de leite, na Secretaria Municipal de Cultura, no Museu do Telefone e no Centro Cultural Geraldo Pereira, no Matadouro. Mas atenção: Os ingressos para espetáculos com números limitados de lugares serão distribuídos semanalmente

A programação completa do Festival está disponível no site do Instituto Entrando em Cena () e na fan page no facebook.

Primeira  Semana do Festival
Foi em uma estrutura de metal, posicionada no centro da Praça Raul Leme, o início do  Festival de Artes Cênicas “Entrando Em Cena Apresenta”. Ali se apresentaram a Cia. Linhas Aéreas, com o espetáculo “Andaime”, na sexta e os jovens do Instituto Entrando em Cena, que estrearam o espetáculo “Vá com Zeus”, no sábado.

Cia. Linhas Aéreas, com o espetáculo “Andaime”
O público presente ficou maravilhado com as acrobacias e performances realizadas pelos dois grupos.

“Meninos do Morumbi”
Na noite de sábado foi a vez dos “Meninos do Morumbi” abrirem oficialmente o Festival. A apresentação de música e dança do grupo agitou a Casa de Cultura e fez o publico querer sair da cadeira para dançar

“Vá com Zeus”
No domingo de manhã, “Vá com Zeus” foi reapresentado na Água Comprida, levando encantamento aos moradores do bairro.

“Reformágica”

À tarde, quem alegrou o público foi o Companhia Pra Não Ficar Só, com o espetáculo “Reformágica”, no Parquinho do Lago.


SERVIÇO

MOSTRA CENA BRAGANTINA

“A FANTÁSTICA HISTÓRIA DO BOI VOADOR E A PELEJA SEM PEIXEIRA CONTRA A SECA” - Cia Cênica Tenda
Sexta – 09 de agosto – Praça do Matadouro – 20h
Inspirada nos personagens da Commedia Dell’Arte e no Movimento Armorial, e ainda contagiados por Ariano Suassuna, Jessier Quirino e Mestre Ambrósio, a trama se desenrola entre fatos históricos, imaginário e o universo folclórico popular nordestino. Fazendo graça da desgraça, resistem e encaram essa peleja, e confirmam a sentença de João Guimarães Rosa de que “o sertanejo é antes de tudo um forte”!
Classificação etária: Livre

MOSTRA PRINCIPAL
“SALTIMBANCOS” – Conteúdo Teatral *
Sábado - 10 de agosto – Casa da Cultura – 15h
Nova versão do clássico musical infantil com músicas de Chico Buarque em roupagem jovem. Descontentes com a vida no campo, um jumento, um cachorro, uma gata e uma galinha partem para a cidade para, juntos, tentarem a carreira musical. Durante a jornada, muitas coisas acontecem. Até que os animais percebem que a cidade com que tanto sonham não parece ser o melhor lugar para viver. Absoluto sucesso de público e crítica por 3 anos em São Paulo.
Classificação etária: Livre

“FEIZBUK” – Cia Arthur-Arnaldo *
Sábado – 10 de agosto - Casa da Cultura – 20h
Um espetáculo jovem! A minha janela para o mundo agora é esta. No Facebook eu sei quem é amigo de quem, quem postou fotos, quem esteve aonde. Posso vigiar, bisbilhotar e cercar a vida de quem que quiser. As fronteiras entre o privado e o público nunca foram tão tênues. A pergunta “no que você está pensando agora?” é o enigma da esfinge atual, é uma pergunta que está sempre lá, um convite para que você escreva seus pensamentos, divida seus conhecimentos.
Classificação etária: 14 anos

“DENTRO É LUGAR LONGE” – Trupe Sinhá Zózima*
Domingo – 11 de agosto – Parquinho do Lago – 16h
Peça escrita a partir de história oral dos artistas-pesquisadores da Trupe Sinhá Zózima, perpassada, sobretudo, por memórias da infância dos narradores, em que lembranças de nascimento e morte são contadas compondo a metáfora da vida como estirada, estrada longa. A encenação em um ônibus em movimento, característica singular do grupo, potencializa a ideia de viagem, partida que ao mesmo tempo é chegada.
Classificação etária: Livre

Os ingressos para o espetáculo “Meninos do Morumbi” poderão ser retirados antecipadamente em troca de 1 litro de leite nos seguintes locais e horários:
Secretaria de Cultura – Av. Alpheu Grimello, 931 – Taboão
Segunda a Sexta das 9h às 17h
Museu do Telefone – Praça José Bonifácio,126 – Centro
Terça a Sexta das 9h às 17h
Sábado e Domingo das 10h às 16h
Centro Cultural Geraldo Pereira – Matadouro
Praça Jacinto Osório, 26
Segunda a Sexta das 10h às 21h
Sábado e Domingo, das 9h às 12h


Brigadistas controlam incêndio no Parque Estadual Itapetinga e Monumento Natural Estadual Pedra Grande

O Monumento Natural Estadual da Pedra Grande e o Parque Estadual de Itapetinga, unidades de conservação de proteção integral situadas no município de Atibaia, foram ameaçadas por um grande incêndio florestal no último dia 30. O estrago só não foi maior porque os procedimentos operacionais estabelecidos pela Operação Corta Fogo foram imediatamente postos em prática, em uma ação conjunta entre  Fundação Florestal, Centro de Controle da Operação Corta Fogo, Defesa Civil e brigadistas voluntários. O Corpo de Bombeiros ficou no resguardo das residências próximas ao incêndio.
O fogo teve início por volta das 16h, na Trilha Minha Deusa, principal acesso à Pedra Grande, partindo do município de Atibaia. Às 02h30 do dia 31, o fogo, que consumiu 54 hectares de áreas protegidas, foi apagado, dando início à averiguação da área afetada, a fim de eliminar a possibilidade de reinício do incêndio.

As providências visando a identificação das causas e eventuais responsáveis estão sendo adotadas no âmbito do Programa Corta Fogo, o que permitirá a adoção das medidas cabíveis. Historicamente esse tipo de incêndio é de origem humana, pois não há na região registros e evidências de combustão espontânea.

Você pode ajudar a evitar!

Confira abaixo as dicas do site Corta-Fogo:


Evite jogar cigarros ou fósforos acessos às margens das rodovias, especialmente de carros em movimento;

Balões podem provocar acidentes aeronáuticos, incêndios florestais e são um perigo para refinarias e indústrias químicas.

Soltar balão é crime. Lei 9.605.98;

Evite acender fogueiras;

Evite qualquer tipo de queimada;

Quando a queimada for necessária para fins agrícolas (cana e algodão, regulamentadas por lei), avise seus vizinhos e a Polícia Ambiental, com dois dias de antecedência;

Não faça queimadas próximo à rede elétrica;

Nunca faça queimadas em dias quentes, secos ou com ventos fortes;

Informe onde houver fumaça, para o fogo ser combatido;

Se avistar fumaça suspeita, avise imediatamente o Corpo de Bombeiros;

Em caso de ocorrência de incêndios florestais, acione o 193 do Corpo de Bombeiros, Disque Ambiente 0800 113 560, Polícia Militar Ambiental 0800 0555 190. Há um e-mail para mais informações: cortafogo@ambiente.sp.gov.br (www.ambiente.sp.gov.br/cortafogo/).


Gravuras Latinas estão em exposição no Fórum Cidadania de Atibaia

Uma verdadeira aula sobre a arte da gravura na América Latina está em exposição até 16 de agosto no espaço Fórum Cidadania, em Atibaia. Trata-se da mostra “Vuelos Exuberantes” que integra o evento 10º Grabados e Gravuras, mostrando obras de artistas representantes de seis países da América Latina.

Xilogravura de Marlene Crespo (Brasil)
Entre os destaques da mostra está a obra de Orlando Dasilva, artista considerado um dos principais pesquisadores da gravura brasileira. Nasceu em Porto, Portugal, e veio para o Brasil aos nove anos. Lecionou gravura no Liceu de Artes e Ofícios do Rio de Janeiro, na década de 1950, e depois teve uma atuação intensa em Curitiba, a partir dos anos 70, onde foi curador de exposições importantes. Faleceu no ano passado, aos 89 anos.
Outro destaque é a artista chilena consagrada Patricia Figueroa Lembach que morreu aos 61 anos em 2010. Em sua trajetória artística conquistou várias premiações, como o primeiro prêmio recebido na VII Bienal Internacional de Valparaíso no Chile, em 1985. Representou o seu país na XIX Bienal Internacional de São Paulo em 1987 entre tantas outras participações importantes.
A mostra conta também com a participação do artista cubano Ramón Carulla, que tem obras de sua autoria em importantes acervos em diversos países, como no Museu de Arte Contemporânea Latino-Americana em Nova York e no Museu Rufino Tamayo no México. Artistas consagrados formam esta exposição expressiva da arte da gravura contemporânea: Marta Teti (Argentina); Ana Barroso Calle, Jaime Guzmán, John Fernando Crespo Montoya, Max Aruquipa, Rafael Madonado (Bolívia); Marlene Crespo, Orlando Dasilva (Brasil); Patricia Figueroa Lembach, Lisi Fox (Chile); Ramón Carulla (Cuba); Xossé de Sade (México).

Gravura em Metal de Xessé de Sade (México)
A exposição “Vuelos Exuberantes” tem o apoio da Secretaria de Cultura e Eventos e é a quarta mostra que integra o Festival 10º Grabados e Gravuras, coordenado pelo Museu Olho Latino e com a curadoria de Paulo Cheida Sans. Outra mostra pertencente ao evento, “Nuevos Horizontes” está acontecendo concomitantemente na Biblioteca da FAAT Faculdades, contando também com a participação de importantes artistas. As duas exposições mostram um rico panorama da arte latino-americana reunindo inúmeras possibilidades técnicas da arte da gravura, como a xilogravura, a calcogravura, a serigrafia, a litografia e outras.

A primeira exposição “Grabados e Gravuras” foi realizada em Campinas em 1991 e as demais edições foram apresentadas em mais de 50 mostras em várias cidades como São Paulo, Curitiba, Rio de Janeiro, Brasília, além de Quebec, no Canadá. O evento é um festival da arte da gravura latina e conta com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, Programa de Ação Cultural de 2012. É uma excelente oportunidade para se conhecer a arte da gravura. A exposição poderá ser visitada até 16 de agosto, de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h no Fórum Cidadania, na Av. Nove de Julho, 185, Centro, em Atibaia.

Serviço:

Exposição: “Vuelos Exuberantes” – mostra do 10º Grabados & Gravuras.

Expositores: Marta Teti (Argentina); Ana Barroso Calle, Jaime Guzmán, John Fernando Crespo Montoya, Max Aruquipa, Rafael Madonado (Bolívia); Marlene Crespo, Orlando Dasilva (Brasil); Patricia Figueroa Lembach, Lisi Fox (Chile); Ramón Carulla (Cuba); Xossé de Sade (México)

Curadoria: Paulo Cheida Sans

Período da mostra: 15 de julho a 16 de agosto de 2013

Local: Fórum Cidadania

Horário de visitação: de segunda à sexta-feira, das 10h às 16h (entrada gratuita)

Endereço: Av. Nove de Julho, 185, Centro, Atibaia, SP

Apoio: projeto realizado com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura - Programa de Ação Cultural de 2012

Última oportunidade para assistir ao espetáculo teatral 'Um Certo Molière'

A ATA – Associação Teatral de Atibaia apresenta nesta quarta-feira, 17 de julho, às 20 horas, na Praça da Matriz, o espetáculo teatral "Um Certo Molière", pelo Festival de Inverno Atibaia 2013.  A peça é uma livre adaptação de "Preciosas Ridículas", com direção de Nivaldo Todaro e Graça Berman.
Um Certo Molière

Só com a derrota e a dispersão dessa associação religiosa, depois de quatro a cinco anos de hesitações, o rei autoriza a encenação de "O tartufo", escrita em 1664, mas encenada apenas em 1669. O artista, contudo, se encontrava minado pela doença, por tragédias familiares e muitas dívidas. Alguns anos depois, já sem o apoio do rei, Molière morre poucas horas depois de uma representação de "O doente imaginário".
Na época, os atores não podiam, por lei, ser sepultados nos cemitérios normais, já que o clero considerava tal profissão a "representação do falso". Contudo, o rei conseguiu que o enterrassem durante a noite no cemitério reservado aos não-batizados.

Em 1792, seus restos mortais foram levados para o Museu dos Monumentos Franceses e, em 1817, transferidos para o cemitério de Père Lachaise, em Paris. Entre suas peças, destacam-se: "O misantropo", "O tartufo", "Escola de mulheres", "O doente imaginário", "A escola dos maridos", "Don Juan", "As sabichonas" e "O burguês fidalgo".

Serviço:

Um Certo Molière
Local: Praça da Matriz
Data: 17 de julho de 2013
Horário: 20h00
Entrada Franca

Prêmio Sebrae Mulher de Negócios prorroga inscrições até 16 de agosto

A mulher moderna que concilia a gestão da própria empresa e a rotina familiar tem a chance de ter sua história de vida reconhecida na 10ª edição do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, que tem inscrições abertas até 16 de agosto. As interessadas podem se inscrever pelo site www.mulherdenegocios.sebrae.com.br ou nos escritórios regionais do Sebrae-SP em todo estado de São Paulo.
O prêmio identifica e premia relatos inspiradores de empreendedoras que transformaram seus sonhos em realidade e hoje são exemplos para outras mulheres que queiram seguir o mesmo caminho. São premiadas profissionais nas categorias “Pequenos Negócios”, “Produtora Rural” e “Microempreendedora Individual”.
“O prêmio é o reconhecimento ao esforço de mulheres batalhadoras que construíram uma trajetória de sucesso e que incentivam outras profissionais a empreenderem, promovendo a igualdade no mercado de trabalho”, afirma Bruno Caetano, diretor superintendente do Sebrae-SP.
As vencedoras estaduais de cada categoria recebem troféu, certificado, selo de premiação e curso de empreendedorismo e disputam a etapa nacional em Brasília. Na etapa nacional, a campeã de cada categoria ganha uma viagem internacional a um país que se relaciona à área de atuação da empreendedora.

O Prêmio é uma parceira do Sebrae, a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM), a Federação das Associações de Mulheres de Negócios e Profissionais do Brasil (BPW) e a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).

Show 'Pé de Pássaro' será apresentado Hoje em Atibaia

Fruto do encontro entre a artista atibaiense Gabriela Gonçalves e o músico paraense Renato Torres, o espetáculo musical "Pé de Pássaro - um voo entre Belém e Sampa" apresenta as parcerias dos dois artistas, composições de Renato e músicas que influenciaram a dupla. No repertório também estão ritmos brasileiros variados como samba, ciranda, boi e choro.

show acontece dia 9 de julho na Praça da Matriz, às 20h.
Contrabaixo: Izaias Amorim (Zazá)
Percuteria: Larissa Baq
Participações especiais: Ana Cecília Vasques Guzzi (oboé), Paulinho Paes (violão) e Alessandro Ferreira (violão).

Clube Atibaiense de Fotografia realiza sua 52ª exposição no Espaço Revelar

Colorido vermelho
Ela pode simbolizar poder, vitalidade, ambição, paixão ou mesmo a morte. O vermelho é uma das cores mais fortes e quentes na gama de tonalidades existente. Ela é chamativa e atraente. Pensando em retratar essa cor primária, seja na natureza, cultura ou sentimento, o Clube Atibaiense de Fotografia (CAF) escolheu o “Vermelho” para ser tema de sua 52ª exposição fotográfica.
Com abertura agendada para o dia 11 de julho, às 20h, e visitação de 12 de julho a 31 de agosto, das 10h às 21h, as fotografias estarão à mostra no Espaço Revelar, situado na Avenida Lucas Nogueira Garcez, 3062, no bairro Jardim Paulista, em Atibaia. A entrada é gratuita. A iniciativa tem o intuito de atrair mais pessoas para a arte da fotografia. E, nada mais instigante do que o “vermelho, vermelhaço, vermelhusco, vermelhante, vermelhão”, já anunciou Fafá de Belém e Daniela Mercury.
Para o presidente do Clube, Flávio Pileggi, o novo local no qual a exposição ficará aberta à visitação servirá para aproximar um público mais diversificado ao trabalho realizado pelo CAF. “Com o fechamento do Centro de Convenções Victor Brecheret para a execução de obras por tempo indeterminado, chegou o momento em que tivemos de buscar outros lugares para exibirmos nossos trabalhos. O Espaço Revelar já serve de palco para fotografias de integrantes do Clube, e é com muita satisfação que realizamos a nossa 52ª exposição nele”, pontuou.
Cor
O brilho do vermelho é um tom que aproxima pessoas e seduz olhares. É uma expressão intensa e atraente. E será dessa forma, vibrante, que os visitantes vão poder apreciar a nova mostra do CAF. Fotografias vivas, correspondente “a um dos limites visíveis do espetro solar”. Diversas visões, técnicas e formas juntas em um mesmo espaço para apresentar o trabalho dos membros do Clube Atibaiense de Fotografia.
“O vermelho é uma cor quente, ativa e estimulante. Fortalece o corpo e dá mais energia física e impulso. É um tom de aproximação e encontro, assim como queremos que seja a nossa 52ª exposição. Visamos unir mais e mais pessoas que se interessam pela fotografia, seja profissionalmente ou por lazer”, disse a vice-presidente Kathya Silva.

Outras informações no site do Clube www.fotoclubeatibaia.com.br ou por meio do telefone (31) 9-9969-6477.

Super lua 2013 acontece dia 23 de Junho.Veja informações.


O que é?
O evento denominado Superlua acontece quando a Lua atinge seu ponto mais próximo do nosso planeta,que é também conhecido como perigeu lunar.O destaque para o evento é quando o perigeu lunar acontece juntamente com a fase cheia da Lua.

Superlua 2013
A Superlua 2013 acontece dia 23 de Junho, como dito anteriormente o evento acontece quando a Lua atinge o seu perigeu,simplificando,o ponto mais próximo da Terra.O perigeu lunar acontece devido a órbita da Lua em torno da Terra ser oval e não circular.
Existe também o apogeu lunar,que é o contrário do perigeu,o apogeu é o ponto que a Lua fica mais longe do nosso planeta.
A Lua nesse dia estará cerca de 50.000 quilômetros mais próxima do nosso planeta.Estando apenas a 356.991 quilômetros de distância do nosso planeta.O perigeu acontece às 19 horas e 32 minutos,horário de Brasília.
A Lua deverá também ficar cerca de 14% maior e 30% mais brilhante em relação ao apogeu.
O evento da Superlua acontece pelo menos uma vez em cada em ano, e traz ótimas oportunidades para registrar a Lua.
A Superlua 2013 será a maior aproximação da Lua com a Terra durante todo o ano.

Dicas para fotografar
A dica é fotografar a Superlua quando ela estiver próxima ao horizonte e/ou em contraste com objetos como árvores,por parecer ainda maior.
Outra dica que podemos dar em particular para quem deseja fotografar o evento é tirar ótimas fotos e em seguida enviar uma delas,para o Concurso Nacional de Astrofotografias! (Participar do Concurso Nacional de astrofotografias)

Apogeu Lunar 
Já que falamos do perigeu lunar acima aproveitamos para falar que no dia 9 de julho a Lua irá atingir seu apogeu,ficando a 406.490 quilômetros de distância da Terra.Veja na imagem a diferença no tamanho da Lua durante o apogeu e o perigeu respectivamente:



Catástrofes
Com a proximidade da Lua com a Terra no dia 23,as marés podem subir um pouco mais,porém questão de poucos centímetros.A Nasa já alertou que o evento não causa nenhuma catástrofe.E que as Superluas não querem dizer nada a respeito de desastres naturais.


Semana é marcada por diversos eventos esportivos

IX Festival de Inverno de Ginástica Rítmica

 Na sexta-feira (21), às 20 horas, o ginásio José Pires Alvim (Elefantão) foi palco do 9º Festival de Inverno de Ginástica Rítmica, organizado pela Prefeitura de Atibaia, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer. O evento, com o tema "Respeitável Público", teve coordenação da professora Neide Pereira Leite Klecheviski. O público pôde conferir de perto os passos e movimentos sincronizados realizados pelas pequenas ginastas.

Troca de faixa do projeto socioeducativo "Jiu-Jitsu na Escola"

 O projeto "Jiu-Jitsu na Escola", realizado nas escolas da rede municipal de Atibaia com apoio da Prefeitura, reuniu os alunos do projeto para a graduação e troca de faixa no ginásio doutor José Aparecido Ferreira Franco na noite de sexta-feira (21). O projeto é coordenado pelo professor Alexandre (Pica-Pau), que esteve presente no evento.
           
Atibaia x Mococa faz 1º jogo Play Off de basquete

 A equipe masculina de basquete de Atibaia, categoria sub-21, fará o primeiro jogo 'Play Off' contra a equipe de Mococa. O jogo será neste sábado, no ginásio 'Elefantinho' (Atílio Russomano Neto), às 19h30.

Equipes Sub-11 e Sub-13 de Atibaia fazem jogos pelo Campeonato Paulista de Futebol

 O Campeonato Paulista de Futebol terá dois jogos no domingo de manhã. O S.C.Atibaia das categorias Sub-11 e Sub-13 farão jogos contra o Ituano F.C no estádio municipal Salvador Russani, no Alvinópolis. O primeiro jogo está previsto para começar às 9 horas, já o segundo às 10h45.

Encontro dos Núcleos de Judô no São João Tênis Clube

judoLogo1.jpg




Cerca de 800 atletas de 9 núcleos, entre crianças e jovens, participaram das lutas
Atibaia mantém 1.900 atletas em diversos núcleos de Judô Socioeducativo em escolas da rede municipal de ensino, espalhados pelos bairros da cidade. No sábado (15), a APAJA (Associação Paulo Alvim de Judô de Atibaia), com apoio da Prefeitura da Estância de Atibaia, realizou o encontro dos núcleos do judô no São João Tênis Clube.

Cerca de 800 atletas de 9 núcleos, entre crianças e jovens, divididas por idade e tamanho, participaram das lutas, no intuito de se conhecerem e interagirem. “Esse evento não teve caráter competitivo e sim participativo, para que essas crianças tivessem um final de semana agradável e que contasse com a participação da família. Eles se conheceram, fizeram amizades e se divertiram fazendo aquilo que gostam que é o judô”, afirmou o presidente de honra da  associação, Paulo Alvim “Pi”.

Esse foi o terceiro ano em que ocorreu o encontro dos núcleos. São cerca de três encontros realizados anualmente.

Para o Secretário de Esportes e Lazer, Marcelo Pistoresi, esse encontro é fundamental dentro de qualquer modalidade esportiva, ainda mais num esporte de contato, que é preciso ter o adversário como colega e não inimigo.

“A realização deste encontro é reflexo de um bom trabalho feito pela APAJA e a administração atual incentiva a formação de novos atletas. Esses encontros dos núcleos são a base para a formação de futuros competidores  de alto rendimento”, destacou Pistoresi.

Atibaia terá um centro de excelência de esporte para atletas de alto rendimento dentro da modalidade, anunciado pelo governo do estado no dia 18 de março.
APAJA
O trabalho em parceria com a Apaja acontece há 23 anos na cidade de Atibaia. A Apaja, que atualmente é presidida por André Menezes Bio, conta com o apoio da Prefeitura da Estância de Atibaia e do São João Tênis Clube. Em 2009, a associação recebeu da Câmara Municipal a concessão do título de “Utilidade Pública Municipal”.

Desde 2006 a Apaja desenvolve, em parceria com a Prefeitura (com recursos do Orçamento Participativo), o “Projeto Judô Socioeducativo". O programa leva o judô aos alunos das escolas públicas municipais, agregando esporte à educação. O “Judô Socioeducativo” atingiu cerca de 18% das crianças na rede municipal de ensino, totalizando, indiretamente, 7600 alunos do ensino fundamental. A associação fica na Rua Clóvis Soares, no bairro do Alvinópolis.

Fanfarra promove workshop com instrumentistas renomados

aSoares.jpg





Os alunos da Fanfarra Municipal de Atibaia (FAMA) receberão na quinta-feira (20) o músico Adalto Soares para a realização de um workshop de aprimoramento e conhecimento em trompa, na sede da FAMA, das 14h30 às 18h. Adalto é professor do conservatório de Tatuí (SP), além de construtor e restaurador de instrumento de metal. Na semana passada, alunos tiveram aula de tuba e euphoniun com Marcos dos Anjos Junior.

Todos os alunos do Projeto "Educando com Música e Cidadania", incluindo a Big Band, Fanfarra e Faminhas, têm a oportunidade de participar e aprender mais sobre música e instrumentos.

"Encerraremos o primeiro semestre com resultados positivos e daremos a continuidade no segundo semestre com convidados especiais em outras modalidades musicais", disse Eliana Zimbres, coordenadora do projeto.

Adalto participou de festivais de inverno de Campos dos Jordão e de encontro de orquestras jovens do Estado de São Paulo. Concorreu ao VI Prêmio Eldorado de Música e foi vencedor do concurso jovens solistas do Estado de São Paulo.

A sede da Fanfarra Municipal fica na Avenida Joviano Alvim, 1.322 – Atibaia Jardim. Participe você também.
Tuba e euphoniun
Já na sexta-feira (14), Marcos dos Anjos Junior esteve na sede da fanfarra, ministrando um workshop sobre tuba e euphoniun. O solista falou sobre os instrumentos, as experiências musicais que teve ao longo da carreira e deixou palavras de incentivo aos participantes.
Marcos atua como professor desde 1996 nos principais festivais de música do país. Atuou junto à Orquestra de Sopros Brasileira, Sinfônica de Ribeirão Preto, Sinfônica de Santo André, Camerata Antiqua de Curitiba e a Banda Sinfônica do Estado de São Paulo.

Difusão Cineclube exibe o filme 'O Pântano'


O Pântano

O filme mostra a tensão que acontece quando duas famílias resolvem passar as férias de verão. Em uma casa temos Mecha (Graciela Borges), uma mulher de 50 e poucos anos que tem de agüentar sua família, formada por um marido que tinge os cabelos, crianças irritantes e empregados que roubam suas coisas. Nada que uns bons drinques não podem resolver. Sua prima, Tali (Mercedes Morán), também tem um bando de filhos barulhentos e um marido. Eles estão em uma casa com piscina na cidade de La Cienaga, onde a tensão familiar pode chegar a níveis estratoféricos no calor do verão.

Ganhador de prêmios no Festival de Berlim e Havana.

Gênero: Comédia Dramática

Direção: Lucrecia Martel

Roteiro: Lucrecia Martel

Elenco: Graciela Borges, Leonora Balcarce, Martín Adjemián, Mercedes Morán, Silvia Baylé, Sofia Bertolotto

Produção: Lita Stantic

Fotografia: Hugo Colace

Duração: 103 min.

Ano: 2001

País: Argentina / Espanha

Nesta quinta-feira, dia 13 de junho, às 19h30. Entrada gratuita !
 O Difusão Cineclube fica localizado na Rua Doutor Oswaldo Urioste n 41

Centro de Atibaia (Próximo à praça da Matriz)

Telefone: 11 44024296

assessoria de imprensa Difusão Cultural

Atibaia participa do encontro regional do Fundo Social

encontroRegional.jpg
Evento reuniu representantes de cerca de 50 municípios do interior

A primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Simone Cardoso, marcou presença no encontro regional de 1ª damas e representantes do Fundo Social, nesta segunda-feira (10), no Teatro Nair Bello, em Limeira. A secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Fabiane Santiago, e a assessora especial, Magali Basile, também participaram do encontro. 

O evento reuniu representantes de cerca de 50 municípios do interior, e foi conduzido pela assessora técnica do Fundo Social do Estado, Sarah Masson, que apresentou às presentes todos os projetos disponíveis e como os municípios deveriam pleiteá-los junto ao governo, visando, assim, agilizar o acesso dos municípios aos projetos estaduais.

"Foi um encontro bastante agradável e proveitoso. Todas nós pudemos nos conhecer e trocar experiências. Além disso, conhecemos com afinco todos os programas disponíveis. Agora, vamos encaminhar os projetos e aguardar o retorno do Estado", afirmou a primeira-dama, Simone Cardoso.

Palestra sobre suplementação esportiva acontece dia 22 em Atibaia

A nutricionista Isabela Ottoni irá ministrar, no próximo dia 22, sábado, às 10 horas, no Taniguchi Studio, uma palestra sobre a suplementação esportiva  voltada para a saúde, atividade física e performance. O evento tem por objetivo aumentar o conhecimento e discussão sobre o uso de suplementos, suas funções, e se há ou não necessidade desta prática.
Alguns temas que serão abordados:

- Metabolismo na atividade física;
- Processo de hipertrofia muscular;
- Principais suplementos: função, recomendações de consumo, mitos e verdades;
- Dieta alimentar para hipertrofia muscular.

Data: 22/06 (sábado) às 10h.
Duração: 1h30.
Investimento: R$ 20,00.
Inscrições: Taniguchi Studio - Avenida Horário Netto, 775. 
Público alvo: educadores físicos e praticantes de atividade física em geral.
VAGAS LIMITADAS!!!!

**Não serão realizadas inscrições no dia da palestra. Programe-se antecipadamente.

Ingressos para show do Toquinho serão distribuídos a partir do dia 17

toquinho2.jpgOs ingressos para o show do Toquinho, pelo Circuito Cultural Paulista, estarão sendo distribuídos gratuitamente a partir das 9h do dia 17 de junho (segunda-feira), na Secretaria de Cultura e Eventos. O espetáculo acontece  no dia 21 de junho, às 20h30, no teatro do Hotel Bourbon Atibaia.

Ao todo, serão distribuídos 360 ingressos, num total de dois por pessoa. A Secretaria de Cultura e Eventos fica na Avenida Nove de Julho, 185, Centro. Mais informações pelo telefone 4414-2139.

“Calçada Ecológica” é implantada no Jardim Cerejeiras

Dezenas de árvores foram plantadas no entorno da CEI Professora Aracy Salles Pereira, no Jardim Cerejeiras. As mudas foram plantadas na tarde dessa quarta-feira (5) pelo vice-prefeito Mario Inui, pela secretária de Educação, Márcia Bernardes, e pelos alunos da unidade. A ação faz parte da série de ações alusivas à Semana do Meio Ambiente, cuja programação continua até o dia 9 de junho.

Todas as árvores plantadas receberam identificação com o nome da espécie. Ainda, os professores trabalharam com os alunos temas relacionados à preservação ambiental, apresentando as diferentes espécies plantadas ao redor da escola e suas funções na natureza. 

Para o vice-prefeito, a iniciativa é positiva e memorável. "Este plantio é muito importante para a escola e para os nossos alunos. Mesmo com o passar dos anos, essas crianças se lembrarão que contribuíram para a história de plantios em nossa cidade. Isso serve de exemplo para toda comunidade", afirmou Mario Inui.                                

Vale lembrar que as ações da "Semana do Meio Ambiente" fazem parte da Virada Ambiental do Consórcio PCJ, e possibilitará ao município uma melhor classificação no ranking de pontuação do programa "Município Verde Azul", do Governo do Estado.

Fonte: Câmara municipal de Atibaia

Alunos da rede municipal plantam 500 mudas durante Semana do Meio Ambiente


pantioINT.jpgDurante toda a quarta-feira (5), alunos da rede municipal de ensino plantaram mudas de árvores nativas próximo ao Rio Atibaia, nas imediações do Park Hotel Atibaia, acompanhados de professores e monitores, além de diversas autoridades políticas, incluindo o prefeito Saulo Pedroso.

Junto com secretários municipais, o prefeito pôde conferir de perto o trabalho realizado, que conscientiza as crianças sobre a importância, dentro e fora das salas de aula, de preservar a fauna e flora.

"Essa interação entre as crianças e o contato direto com a terra e a natureza são muito importantes na formação escolar e, principalmente, social. No futuro, eles serão os adultos que passarão os conceitos e valores de preservação às próximas gerações. Esse momento é muito gratificante", disse o prefeito Saulo Pedroso.

As ações voltadas ao meio ambiente ocorrem durante toda a semana, com palestra, limpeza do Rio Atibaia, confecção de vasos com mudas e visitas monitoradas à estação de tratamento de água do Jardim Cerejeiras.

O conjunto de ações beneficiará a cidade na obtenção de recursos oriundos da Secretaria do Estado de Meio Ambiente. As iniciativas ecológicas possibilitarão ao município uma melhor classificação no ranking de pontuação do programa "Município Verde Azul", do Governo do Estado. Atualmente, Atibaia ocupa a 125º posição dentro de um total de 376 municípios avaliados.

Meio Ambiente

Dia do Meio Ambiente em Atibaia - Alunos de 6 a 12 anos das escolas municipais Professora Serafina de Luca Cherfen e Rosiris Andreucci Stopa plantaram nesta manhã 500 mudas ao lado do Hotel Atlântida Network, em Atibaia, às margens da rodovia Fernão Dias. O evento, em que estivemos representados pela nossa assessoria, foi realizado na programação da Semana do Meio Ambiente da Prefeitura, que começou nesta quarta e vai até o domingo.
Fonte: assessoria "Deputado Estadual Beto Tricoli"

Festas comemorativas aos 348 anos da cidade continuam nos bairros

festaJunIlustraINT.jpgNesta semana os bairros Rosário, Jardim Imperial, Usina, Alvinópolis II e Bairro dos Pintos realizam festa junina em comemoração aos 348 anos de Atibaia. Nos eventos, a comunidade local pode acompanhar apresentações musicais, participar das atividades de recreação e saborear delícias da época.

Na sexta-feira (7), acontece, a partir das 16h, no pátio da Capela, a festa junina do Rosário. Os eventos têm início às 16h, com atividades de recreação e apresentação musical às 19h. Confira a programação das festividades do próximo final de semana:
Dia 8 – Sábado
• Festa Junina: Jd. Imperial
 Praça Migrante Nordestino.
• Festa Junina: Usina
 Pátio da Escola Paulo Freire.

Dia 9 – Domingo
• Festa Junina:  Bairro dos Pintos
 Pátio da Escola
• Festa Junina:  Alvinópolis II
 Salão da Capela.


Em Brasília, Atibaia apresenta projeto de criação de corredor turístico

atibMajorlINT.jpgO secretário de Turismo de Atibaia, Jaime Santos, e o diretor de Desenvolvimento Turístico, David F. Carvalho, apresentaram em Brasília o projeto de criação de corredor turístico para Atibaia. No gabinete do deputado federal Roberto Santiago, eles apresentaram o pedido de verba para realização do projeto, que prevê a criação de um corredor com início na Alameda Prof. Lucas Nogueira Garcez, passando pelo centro gastronômico e de compras, Lago do Major, Centro de Convenções, ruas do Centro Histórico, Mercado Municipal, Museu João Batista Conti e casarões tombados pelo Condephaat.

"O objetivo do corredor turístico é interligar os principais pontos de visitação da cidade, de modo que suas potencialidades sejam melhor aproveitadas. Assim, os turistas poderão ter acesso facilitado aos diversos locais e obter informações direcionadas, tornando sua estada na cidade ainda mais agradável", explicou o secretário de Turismo, Cultura e Eventos, Jaime Santos.

Ainda em Brasília, os representantes da Secretaria de Turismo de Atibaia participaram do Encontro Nacional de Turismo, realizado nos dias 15 e 16 de maio. O evento fez parte da agenda de comemorações que marcam os dez anos do Ministério do Turismo. No encontro também aconteceu o lançamento do programa de regionalização turística, apresentado com novas abordagens e diretrizes. 

O evento contou também com a participação do Ministro de Turismo, Gastão Vieira, que ressaltou a importância que as políticas públicas vêm recebendo nos planos de governo. A ministra da Cultura, Marta Suplicy, também discursou e ressaltou a íntima e recíproca relação entre cultura e turismo. 

"O encontro não só reuniu os maiores especialistas em turismo do país, gestores públicos e privados, prefeitos, deputados, senadores, academia, terceiro setor e técnicos em geral, como lançou a retomada do Programa de Regionalização do Turismo, fundamental para, junto com o Estado e Federação, o município de Atibaia pensar e agir regionalmente com os municípios parceiros em busca do desenvolvimento econômico regional, tendo o turismo como um dos grandes vetores" comentou o secretário Jaime Santos.

Fonte: Câmara Municipal de Atibaia


Fonte: Câmara Municipal de Atibaia

Clínicas de reabilitação querem oferecer vagas sociais à cidade

Dez clínicas de reabilitação ou comunidades terapêuticas, ligadas ao tratamento de dependentes químicos, procuraram o apoio da Câmara para a viabilização de 40 vagas sociais (gratuitas) por semestre, em parceria com a Prefeitura. A administração municipal poderia ajudar na redução de custos das entidades, com o pagamento de vagas ou isenção parcial de tarifas ou impostos, propôs Silvio Correa de Oliveira que, com Paulo Rogério de Luna, dirige o Centro de Reabilitação Sadala, no bairro Campos de Atibaia.

Na manhã do dia 5 de junho, a convite da instituição, o vereador Lucas de Oliveira Cardoso fez uma visita ao centro, conhecendo as instalações e sua metodologia de trabalho. Segundo Silvio, que também é integrante do Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Álcool e outras Drogas – COMAD, são acolhidos atualmente 92 internos, contando-se para isso com equipe de terapeutas, psicólogas, monitores, psiquiatra, técnicas de enfermagem e nutricionista. O tratamento proposto é de seis meses, período dividido em três estágios.

fonte:: Assessoria Câmara Municipal de Atibaia

Nenhum comentário:

Postar um comentário