segunda-feira, 17 de junho de 2013

Desassoreamento do Rio Atibaia começa na próxima semana

rioAtibaiaINT.jpg




Ação será realizada com aval do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM)
Na próxima semana, a Prefeitura irá iniciar o tão esperado processo de desassoreamento do rio Atibaia - uma ação de grande importância no combate às enchentes, que atingiram vários bairros da cidade entre os anos de 2009 e 2011. A ação será realizada com aval do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), órgão responsável pelo setor de extrativismo mineral.

Os serviços serão realizados por empresa devidamente legalizada, que detém os direitos de mineração concedidos pelo Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE). As dragas começam os serviços nos trechos mais críticos, nos bairros Parque das Nações e Ponte, onde bancos de areia diminuíram a profundidade do rio e comprometeram o fluxo da água.
Semana do Meio Ambiente
Durante a realização da Semana do Meio Ambiente, que terminou no domingo (9), a Prefeitura da Estância de Atibaia realizou a limpeza do Rio Atibaia. Iniciada no período da manhã, a ação contou com a participação do prefeito Saulo Pedroso, da primeira-dama Simone Cardoso, do secretário de Urbanismo e Meio Ambiente, Sérgio Glória e do chefe da Defesa Civil, Célio Cardinalli, que, de forma voluntária, encheram diversos sacos plásticos com lixo coletado ao longo das margens percorridas pelas equipes divididas em seis barcos.

As embarcações desceram o rio, sentido bairro da Usina, saindo da Estação de Tratamento de Água do bairro Terceiro Centenário. A bordo de outro barco estava o secretário de Esportes e Lazer, Marcelo Pistoresi, o ouvidor municipal Élder Rodrigues e também os vereadores Lucas Cardoso, Josué Luiz de Oliveira (Dedel) e Paulo de Jesus, que ajudaram na coleta de garrafas, plásticos, galhos e outros objetos flutuantes.

A ação fez parte da Semana do Meio Ambiente, que incluiu, em sua programação, plantio de mudas e outras atividades envolvendo os alunos da rede municipal de ensino. "As professoras trabalharam muito com as crianças sobre a conscientização ecológica, que deve ser um tema presente em todo o ano letivo, como parte do processo pedagógico, cultuando em nossas crianças e jovens a importância de preservar o ambiente em que vivemos", lembrou o prefeito Saulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário