sexta-feira, 12 de julho de 2013

Centro de Inovação de Atibaia começa a funcionar com Projeto CITAR - Circuitos Integrados Tolerantes à Radiação

Já não é novidade o fato de Atibaia estar se tornando um importante polo tecnológico no Estado de São Paulo. Afinal, a cidade vem, já há algum tempo, chamando a atenção de empresas de tecnologia de ponta que buscam um local estratégico para instalar seus negócios. Acompanhando esse processo de crescimento, Atibaia irá, a partir da próxima semana, entrar em um novo patamar de desenvolvimento. Na segunda-feira, dia 15, serão iniciadas as atividades do Centro de Inovação de Atibaia, localizado no BBP - Brazilian Business Park, com a implementação do projeto CITAR –, coordenado pelo Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer – CTI. O local passará a ser frequentado por pesquisadores e técnicos especializados, podendo ser utilizado e visitado pela comunidade acadêmica e empresários do setor. O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, deverá prestigiar a cerimônia de abertura do Centro e a implantação do Projeto.
            O Projeto CITAR visa o desenvolvimento de circuitos integrados tolerantes à radiação ionizante, que serão utilizados principalmente em aplicações aeroespaciais, com utilização de componentes de alto valor agregado. “O projeto será responsável por formar projetistas especializados em circuitos integrados que serão usados em satélites científicos e também em aplicações industriais”, explica o diretor do CTI, Victor Pellegrini Mammana.
            “Este será o primeiro projeto desenvolvido no Centro de Inovação de Atibaia, que representa um grande privilégio para a cidade e que deverá elevá-la a um novo patamar de desenvolvimento. Poucos países contam com um trabalho tão qualificado, tão bem estruturado. Com certeza, nossa cidade será referência no setor e irá sediar outros projetos inovadores no futuro”, destacou o prefeito Saulo Pedroso. “O início da operação irá fazer com que Atibaia ganhe ainda mais destaque no setor de tecnologia. O local poderá ser utilizado por universitários e empresas interessadas em projetos de circuitos integrados, ou seja, será procurado por pesquisadores e empresários de todo país, o que irá contribuir para o desenvolvimento científico brasileiro”, apontou.
            Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Lívio Giosa, o município deverá ser referência no assunto. Segundo ele, o início das atividades do Centro de Inovação de Atibaia deve marcar a criação de um “cluster” tecnológico na cidade, ou seja, um aglomerado de empresas de alta tecnologia. “Os trabalhos vão ao encontro do projeto 'Atibaia Inovação', lançado no último mês de junho pela Prefeitura, com objetivo de desenvolver políticas públicas em prol do desenvolvimento sustentável e produção mais limpa, gerando competitividade com inovação”, afirmou o secretário. “Fomentar as atividades de tecnologia e promover o desenvolvimento científico fazem parte de um projeto amplo, deixando a marca de uma gestão pública inovadora”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário