O tratamento dos resíduos sólidos e orgânicos será, a partir de agora, um dos principais desafios dos municípios brasileiros. Com a promulgação da lei federal da Política Nacional de Resíduos Sólidos, cada cidade brasileira será, a partir de agosto de 2014, responsável pela coleta e tratamento do seu lixo.
Preocupada com a questão, Atibaia se adiantou às discussões e, de forma pioneira, iniciou o debate junto aos municípios da região. Na última segunda-feira, dia 1 de julho, a Prefeitura promoveu um encontro com lideranças regionais e um grupo formado por presidentes de três grandes empresas coreanas na área de tratamento de resíduos sólidos e orgânicos (Abid Korea, Ionia Enviroment & Tecnology e Tiger Corporation), para que fossem apresentadas as experiências no país asiático e possíveis soluções para as cidades brasileiras.
O evento, realizado no Hotel Atibaia Residence, foi organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Além do secretário da Pasta, Lívio Giosa, estiveram presentes no encontro o prefeito de Atibaia, Saulo Pedroso, e o deputado federal Roberto Santiago.
O evento também contou com a participação de prefeitos e secretários de Meio Ambiente de diversos municípios da região, que puderam apresentar suas ideias e propor parcerias intermunicipais.
"O debate é extremamente necessário. A nossa ideia é criar um consórcio entre as cidades da região, de modo que consiga receber repasses federais. Temos aqui o deputado federal Roberto Santiago pronto para representar Atibaia e as cidades vizinhas lá em Brasília. A solução é juntar forças, reunindo todas as cidades em prol de um objetivo comum", destacou o prefeito Saulo Pedroso.
Os empresários coreanos apresentaram o sistema adotado por algumas cidades do país e o conceito de "Ecotown", que são grandes parques onde existem áreas de tratamento de resíduos e também espaços de lazer. Os empresários destacaram a importância de reaproveitar o lixo e diminuir os danos ecológicos.
"A ação fez parte do programa Atibaia Município Sustentável, que contempla atividades ecologicamente corretas. Nossa cidade está à frente nas discussões sobre o tema e pretende, em eventos futuros, continuar abordando e discutindo soluções em prol do meio ambiente e da sustentabilidade como um todo", destacou o secretário Lívio Giosa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário