quinta-feira, 4 de julho de 2013

Estudantes reivindicam a realização do Programa Pró Jovem Urbano em bairros da cidade

O Pró Jovem Urbano é um projeto de educação  de jovens e adultos e inclusão social do Governo Federal, que oferece curso supletivo de ensino fundamental junto com capacitação profissional. As vagas são  para jovens entre 18 e 29 anos em situação de vulnerabilidade social, que estão fora da escola ou estão cursando o supletivo de ensino fundamental. A Prefeitura é a responsável pela contratação dos professores, pelo espaço físico, acervo para bibliotecas e equipamentos multimídia.
No ano passado, as aulas foram realizadas na escola Waldemar Bastos Bühler, Jd. Imperial. Neste ano, a Secretaria da Educação divulgou que o programa será realizado apenas na EMEIF José Aparecido Ferreira Franco, no bairro Jardim Brasil. A escolha do local não agradou moradores dos bairros Jardim Imperial, Jardim Cerejeiras, Jardim Colonial, Caetetuba e Chácaras Brasil, que terão que percorrer uma longa distância para poderem estudar. Como as aulas encerram após às 22h30, os estudantes jovens e adultos que moram em bairros afastados chegam muito cansados e tarde nas suas casas. Esta situação, além de atrapalhar o desempenho no trabalho, faz com que os mesmos desistam do curso.

Como os moradores dos bairros mais afastados são os que teoricamente mais carecem do benefício, o vereador Paulo Catta Preta encaminhou à Prefeitura de Atibaia, no dia 1º de julho, o pedido dos estudantes para que o projeto possa ser implantado em uma escola mais próxima dos bairros citados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário