Nesta semana, salões de beleza, tatuadores e body piercings estão recebendo a visita da equipe da Vigilância Sanitária. Isso porque a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, está promovendo uma ação de orientação e fiscalização a respeito dos riscos da hepatite e das formas de prevenção contra os tipos A, B e C da doença. A campanha vai marcar a “Semana Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais”, que acontece de 22 a 28 de julho.
De acordo com o diretor da Vigilância em Saúde, Carlos Garcia Louzada, a rede pública municipal oferece várias formas de prevenção contra hepatites. Contra a hepatite B, além de testes diagnósticos, há oferta da vacina em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS). A vacinação é destinada à população de zero a 49 anos de idade e a segmentos expostos a risco de contaminação.
Segundo Louzada, até o início deste ano o limite de idade para tomar a vacina era de 29 anos. “Esse ano, uma portaria do Ministério da Saúde ampliou o público alvo, levando em conta que a hepatite B é transmissível por transfusão de sangue e relações sexuais”, explicou.
“A nossa equipe está orientando as pessoas quanto à importância do uso de itens descartáveis e da higiene rigorosa daqueles equipamentos que precisam ser reutilizados. Outra dica é frequentar somente estabelecimentos com licença sanitária. Ter cuidado na seleção de lugares para se fazer tatuagens e colocar piercings, bem como na escolha de manicure e pedicure, também são fundamentais”, completou Louzada.
Há também outros meios de prevenção, como evitar a ingestão de água e alimentos contaminados e nadar em locais impróprios para banho. As hepatites são doenças graves que afetam o fígado e se desenvolvem sem que os portadores percebam, podendo evoluir para cirrose ou câncer de fígado. Desde 2012, foram confirmados em Atibaia 33 casos de hepatites virais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário