quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Incêndio atinge novamente a Serra do Itapetinga em Atibaia

A paisagem natural de Atibaia amanheceu hoje menos bela. Nesta última terça-feira (30), um incêndio atingiu uma grande área da Serra do Itapetinga. Não há informações sobre o que deu início ao fogo. Agentes do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil e voluntários trabalharam durante a noite no combate às chamas.

Incêndio atinge novamente a Serra do Itapetinga (Foto: Isnard Rocha)
Infelizmente, os incêndios já se tornaram comuns em Atibaia, especialmente em épocas em que a umidade relativa do ar fica baixa, como é o caso do inverno. No entanto, a maior parte deles é provocada pela ação irresponsável do homem, por atos de vandalismo, descuido ou propositalmente. O saldo é sempre negativo, pois a natureza sofre os prejuízos incalculáveis, já que, além da vegetação, inúmeras espécies de insetos, aves e outros animais silvestres habitam a região.

Incêndio atinge novamente a Serra do Itapetinga (Foto: Isnard Rocha)
As queimadas intencionais podem ser impulsionados por vários motivos. Um deles é a utilização da região para pasto. A ocupação irregular é outro fator. O fogo é provocado com o intiuto de descaracterizar a área de preservação, a fim de torná-la local apropriado para a construção de novos loteamentos. Nos dois casos, os interesses financeiros são bastante grandes e, por esse motivo, é importante que haja uma fiscalização mais eficaz e intensa.

Incêndio atinge novamente a Serra do Itapetinga (Foto: Isnard Rocha)
Em 2010, um incêndio que durou cerca de 19 horas atingiu uma área equivalente a 100 campos do futebol na mesma região do que ocorreu ontem. Na ocasião, um  helicóptero da Polícia Militar chegou a ser usado no trabalho de combate ao fogo.
O Parque Estadual do Itapetinga tem 10,1 mil hectares e engloba partes de Mairiporã, Nazaré Paulista, Atibaia e Bom Jesus dos Perdões.


Nenhum comentário:

Postar um comentário