sábado, 22 de junho de 2013

Vigilância Sanitária intensifica orientações de Prevenção, Proteção e Promoção à Saúde Pública


vigicaetetuba.JPGUm posto de informações foi instalado na manhã desta sexta-feira (21) na feira livre do bairro Caetetuba, onde técnicos da Divisão de Vigilância Sanitária, Epidemiológica e Ambiental, intensificaram orientações em defesa da promoção, prevenção e proteção à saúde pública. A operação, que distribuiu cerca de 300 kits de cartilhas com orientações de armazenamento e cuidados com produtos alimentícios, faz parte do plano de ações da vigilância em saúde para 2013.

Além das cartilhas, preservativos e panfletos sobre a AIDS, dengue, e principalmente sobre a gripe A (H1N1) estiveram à disposição da população. Os técnicos reforçaram as instruções de prevenção com pequenas, mas significativas atitudes de higienização.

"É necessário manter as mãos limpas, lavando-as com água corrente e sabão, retirando os acessórios (anéis, pulseiras, relógio), uma vez que estes objetos acumulam micro-organismos não removidos durante a lavagem. Usar lenço descartável para higiene nasal e ao tossir ou espirrar cobrir o nariz ou a boca. Evite aglomerações e não divida objetos de uso pessoal, como toalhas de banho, talheres e copos", reforçou o diretor da vigilância Paulo Gigliotti.

A Vigilância em Saúde também alertou a população para a limpeza de residências e terrenos, evitando o acúmulo de água parada, que pode servir de criadouro para o mosquito da dengue. Em caso de suspeita, a Unidade de Saúde da Família deve ser procurada.

Na ocasião, cerca de 37 estabelecimentos comerciais no entorno da feira foram fiscalizados pelos técnicos da Divisão de Vigilância Sanitária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário