quarta-feira, 31 de julho de 2013

Nova UTI da Santa Casa começa a funcionar

Seis leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Santa Casa de Atibaia foram inaugurados na segunda-feira passada e começam a funcionar na quinta-feira, 1 de agosto. São cinco para internação e mais um de isolamento, com funcionamento 24 horas. A nova UTI marca mais uma etapa de melhorias na Santa Casa, desde sua intervenção, em 2001.
O equipamento vai funcionar na nova ala de internação do hospital, inaugurada em outubro de 2010 pela Prefeitura e pela Pró Saúde, Organização Social que administra a Santa Casa.  A UTI vai contar com um médico coordenador, 13 plantonistas médicos, uma coordenadora de enfermagem, cinco enfermeiras e 16 técnicos de enfermagem.

Seis leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Santa Casa de Atibaia foram inaugurados
(Foto: Divulgação Prefeitura de Atibaia)
Presente no evento de inauguração, o deputado estadual Beto Trícoli lembrou da história da Santa Casa, que começou com a dedicação e convicção de pessoas da cidade de que era necessário construir um hospital local. “A Santa Casa é da sociedade. Um hospital que começou apenas com o empenho da sociedade e ao longo do tempo vem conquistando excelência e atendendo casos de maior complexidade”, afirmou Beto.
O deputado finalizou dizendo que cada conquista dentro da Santa Casa é resultado da concretização do empenho daqueles que jamais deixaram que faltasse assistência de saúde para a comunidade, desde os primeiros anos da instituição. “Parabéns a todos que estão e estiveram empenhados para a concretização deste momento”.

O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Ariosvaldo Bonini Junior, falou da importância da UTI, “equipamento fundamental para o suporte de vida”. O diretor administrativo da Santa Casa, Agnaldo Sampietri, lembrou do direito a qualidade de vida da população. “Sobra humildade de reconhecer que devemos resolver paulatinamente os problemas”, afirmou.

Segundo o representante da direção geral da Pró Saúde, Humberto Caetano, a UTI é de suma importância no atendimento. Ele também ressaltou o esforço conjunto da diretoria, Prefeitura e deputados.

Intervenção

Desde a intervenção municipal, em 2001, a Santa Casa já recebeu investimentos na pediatria, maternidade e obstetrícia. O hospital lançou também serviço de endoscopia. Outra novidade foi a instalação de uma agência transfusional, um sistema de armazenamento de sangue.

Em 2010, o prefeito José Bernardo Denig e a Pró-Saúde inauguraram a nova ala de internação da Santa Casa, com 56 leitos. Foram investidos R$ 450 mil reais – mais da metade proveniente do Orçamento Participativo (OP).  

O Pronto Socorro também foi reformado e reinaugurado em 2012. Foram investidos R$ 680 mil em recursos próprios, por meio da Secretaria Municipal de Saúde.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário