segunda-feira, 29 de julho de 2013

Instituto Entrando em Cena leva Festival de Artes Cênicas a Bragança

Entre os dias 02 de agosto e 01 de setembro acontece, em Bragança Paulista, o Festival de Artes Cênicas “Entrando Em Cena Apresenta”. Será a primeira vez que a cidade receberá um projeto como esse, que engloba uma série de espetáculos de teatro, circo e dança com o objetivo de difundir uma arte transformadora.
Serão 16 atrações diferentes, divididas em Mostra Principal, Mostra Cena Bragantina e ainda o espetáculo “Vá com Zeus”, produzido pelo Instituto Entrando em Cena, com direção de Alexandre Roit e atuação dos jovens que durante um ano fizeram parte do projeto de arte-educação “Entrando em Cena – Primeiro Ato”.

“Vá com Zeus” é inspirado nos mitos gregos e na Odisséia, de Homero. Os jovens do Instituto Entrando em Cena utilizam os recursos do teatro de rua, do circo e da dança popular brasileira, para contar a trajetória de um herói, confrontado pelos Deuses em seu retorno para casa. O espetáculo terá quatro apresentações durante o festival, em datas e locais diferentes, tanto na região central, como na periferia e na zona rural da cidade.
A Mostra Principal, que traz espetáculos de referência nas Artes Cênicas, vindos de São Paulo e o do Rio de Janeiro será apresentada aos sábados e domingos do mês de agosto. Essa mostra contará com espetáculos ao ar livre, como “Andaime”, da Cia. Linhas Aéreas, espetáculos para o publico infantil, como “Les Classiques”, da Cia. Absurda Confraria e espetáculo para o público adulto, como “Luiz Antonio – Gabriela”, da Cia Mungunzá de Teatro. Contará também com o inusitado espetáculo “Dentro é Lugar Longe”, que acontece dentro do um ônibus, além de vários outros que poderão ser conferidos na programação, e que têm como principal característica a intenção de apresentar ao público diferentes linguagens cênicas. 

O evento de abertura ficará por conta do grupo “Meninos do Morumbi”, que assim como o Instituto Entrando em Cena, visa promover a transformação social por meio da arte. O encerramento será marcado por um cortejo de maracatu pela cidade com a participação dos grupos Arrastão do Beco, de São Paulo e Baque Lua Cris e Malungos do Baque, de Bragança.
A Mostra Cena Bragantina acontecerá às sextas-feiras na Praça do Matadouro e no Centro Cultural Geraldo Pereira, um patrimônio histórico de Bragança Paulista, e apresentará espetáculos de grupos de teatro da cidade, com o objetivo fortalecer a produção teatral de Bragança.

O Festival será realizado pelo Instituto Entrando em Cena, que trabalha com a arte e a cultura como ferramentas de desenvolvimento e transformação social, e tem nos jovens  seu principal público-alvo.
O Festival de Artes Cênicas “Entrando em Cena Apresenta” acontece em parceria com a empresa “Jaya – Projetos Culturais”, com o patrocínio das empresas CSN e Capricórnio Têxtil, através do Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo – ProAC, e conta com o apoio imprescindível da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Bragança Paulista, além do apoio da empresa TE Conectivity 

Confira abaixo a programação completa do Festival, também disponível no site do Instituto Entrando em Cena e na fan page no facebook.

Lembrando que os ingressos para os espetáculos com números limitados de lugares estarão disponíveis para serem retirados antecipadamente na Secretaria Municipalde Cultura e no Museu do Telefone.


MOSTRA PRINCIPAL

“ANDAIME” – Companhia Linhas Aéreas
Sexta – 02 de agosto - Praça Raul Leme – 14h
Em um espetáculo surpreendente que irá parar o centro da cidade, a Companhia Linhas Aéreas apresenta esquetes em aparelhos aéreos nada convencionais como um andaime e um sofá suspenso a seis metros de altura. 
Classificação etária: Livre

“MENINOS DO MORUMBI” - Evento de Abertura -
Sábado – 03 de agosto - Casa de Cultura – 20h
Composto por uma companhia de Dança, Coral e Músicos Instrumentistas, o espetáculo apresenta canções de autoria dos próprios jovens, músicas folclóricas do Brasil e da África, do universo pop, dos cultos afro-brasileiros, além de obras de compositores do
Brasil e internacionais.
Classificação etária: Livre

“REFORMÁGICA” – Companhia Pra não Ficar Só

Domingo - 04 de agosto – Parquinho do Lago – 16h
Rubão, um operário da construção civil, acredita que a única forma de adquirir bens materiais é o trabalho duro, sem lazer nem diversão. Quando leva seu amigo Túlio para seu primeiro dia de trabalho, Túlio se nega a trabalhar, pois se diz artista. Rubão tenta convencê-lo e Túlio cede somente por um dia. Durante a reforma acontecem imprevistos são solucionados por Túlio através de mágicas, truques de ilusionismo e muita trapalhada. 
Classificação etária: Livre

“SALTIMBANCOS” – Conteúdo Teatral *
Sábado - 10 de agosto  – Casa de Cultura – 15h
Nova versão do clássico musical infantil com músicas de Chico Buarque em roupagem jovem. Descontentes com a vida no campo, um jumento, um cachorro, uma gata e uma galinha partem para a cidade para, juntos, tentarem a carreira musical. Durante a jornada, muitas coisas acontecem. Até que os animais percebem que a cidade com que tanto sonham não parece ser o melhor lugar para viver. Absoluto sucesso de público e crítica por 3 anos em São Paulo.
Classificação etária: Livre

“FEIZBUK” – Cia Arthur-Arnaldo *
Sábado – 10 de agosto - Casa de Cultura – 20h
Um espetáculo jovem! A minha janela para o mundo agora é esta. No Facebook eu sei quem é amigo de quem, quem postou fotos, quem esteve aonde.  Posso vigiar, bisbilhotar e cercar a vida de quem que quiser. As fronteiras entre o privado e o público 
nunca foram tão tênues. A pergunta “no que você está pensando agora?” é o enigma da esfinge atual, é uma pergunta que está sempre lá, um convite para que você escreva seus pensamentos, divida seus conhecimentos. 
Classificação etária: 14 anos

“DENTRO É LUGAR LONGE” – Trupe Sinhá Zózima *
Domingo – 11 de agosto – Parquinho do Lago – 16h
Peça escrita a partir de história oral dos artistas-pesquisadores da Trupe Sinhá Zózima,  perpassada, sobretudo, por memórias da infância dos narradores, em que
lembranças de nascimento e morte são contadas compondo a metáfora da
vida como estirada, estrada longa. A encenação em um ônibus em movimento, característica singular do grupo, potencializa a ideia de viagem, partida que ao mesmo tempo é chegada.
Classificação etária: Livre

“UMBIGAR” - As Três Marias e Samba Misturado *
Sábado – 17 de agosto – Teatro Rural do Busca Vida – 20h 
O espetáculo aborda, através das danças de umbigada, o contexto do universo feminino, com o nascimento, a procriação, a sedução e a leveza, explorando com densidade e beleza as facetas da condição feminina, misturando elementos da cultura popular brasileira a questões contemporâneas.
Classificação etária: 12 anos

“CALEIDOSCÓPIO: Um Espetáculo de Improvisação Teatral” – Cia do Quintal *
Sábado – 24 de agosto – Casa de Cultura – 20h
As memórias familiares e os atos falhos do grupo e da plateia são o ponto de partida 
para os atores, que se debruçam sobre o desafio de construir cenas de longa duração, ao calor do momento, tendo o público como testemunha. 
Classificação etária: 14 anos

“INTENTO 6098” – Cia InCena 2.5
Domingo – 25 de agosto - Praça Raul Leme – 11h
A performance é uma das práticas investigativas da pesquisa Corpo Intruso - Zuleika Brit de Estela Lapponi. Trata-se de um Manifesto, uma provocação sobre a fragilidade. A artista vem enumerando os Intentos de Corpo Intruso como forma de revelar o percurso artístico da investigação que é constante.
Classificação etária: Livre

“LES CLASSICS” – Cia. Absurda Confraria
Domingo – 25 de agosto – Parquinho do Lago – 16h
Intervenção artística reunida em um compêndio de números clássicos pertencentes ao universo do circo e do palhaço. Através de um grande cortejo musical, a troupe de palhaços do ‘Grand Cirque Les Classiques’ arma o seu picadeiro e realiza seu espetáculo Quiprocós. Grandes feitos, muita magia às avessas, desacertos e disparates interativos acontecem por onde a troupe se apresenta e expõe seu repertório. 
Classificação etária: Livre

“LUIS ANTÔNIO – GABRIELA” - Cia.Mungunzá de Teatro *
Sábado – 31 de Agosto – Casa de Cultura – 20h
O diretor Nelson Baskerville mexe em sua própria história para revelar neste espetáculo comovente e inquietante, a trajetória de uma travesti que se torna uma figura conhecida no exterior sob o codinome Gabriela. 
Classificação etária: 18 anos

“CORTEJO DE MARACATU”
Domingo - 01 de Setembro – Lago do Taboão – 16h
Para encerrar o Festival, o Entrando em Cena reúne grupos de Maracatu de São Paulo  e Bragança Paulista para um grande Cortejo pela cidade, celebrando a cultura popular brasileira.


MOSTRA CENA BRAGANTINA

“A FANTÁSTICA HISTÓRIA DO BOI VOADOR E A PELEJA SEM PEIXEIRA CONTRA A SECA” - Cia Cênica Tenda 
Sexta – 09 de agosto – Praça do Matadouro – 20h
Inspirada nos personagens da Commedia Dell’Arte e no Movimento Armorial, e ainda contagiados por Ariano Suassuna, Jessier Quirino e Mestre Ambrósio, a trama se desenrola entre fatos históricos, imaginário e o universo folclórico popular nordestino. Fazendo graça da desgraça, resistem e encaram essa peleja, e confirmam a sentença de João Guimarães Rosa de que “o sertanejo é antes de tudo um forte”!
Classificação etária: Livre

“RÁPIDAS E BREJEIRAS” - Reserva Cultural
Sexta – 23 de agosto – Centro Cultural do Matadouro – - 20h*
Baseado em crônicas de Arthur Azevedo entre 1906 e 1908 e publicado no jornal “O Século”, do Rio de Janeiro, as personagens das crônicas de Arthur são tiradas das páginas dos jornais pela imaginação dos leitores e invadem o palco. De uma forma divertida e irreverente, encenam o dia-a-dia mostrando conflitos e polêmicas causadas pelas inovações do começo do novo século que chegava.
Classificação etária: 12 anos

“CIRCO RATAPLAN” – Grupo de Teatro Dalladeira
Sexta – 30 de agosto – Centro Cultural do Matadouro - 20h*
Peça que mostra os bastidores do circo e conta a história do palhaço Rataplan,  figura carismática e querida por todos e Dom Furioso, o dono do circo, que é muito controlador. Certo dia, temeroso de uma nova liderança, manda Rataplan embora. Essa atitude gera uma grande surpresa, indignação e descontentamento nos outros artistas. E agora, o que será que vai acontecer?
Classificação etária: Livre

“LIA ENCONTRA JACKSON E JUNTOS CONSTROEM UMA CANOA” – Bragança (En) Cena - 
Surpreenda-se! Em algum lugar da cidade! 
Um boom poético toma conta da rua por meio de uma intervenção cênico-performativa. O espaço/tempo cotidiano é rasgado por frestas que ocupam o espaço público de modo quântico, possibilitando um novo olhar para um lugar cansado de ser visto só de passagem. Classificação etária: Livre

JOVENS DO ENTRANDO EM CENA

“VÁ COM ZEUS”
Inspirado nos mitos gregos e na Odisséia, de Homero, os jovens do Entrando em Cena, utilizam os recursos do teatro de rua, do circo e da dança, para contar a trajetória de um herói, confrontado pelos Deuses em seu retorno para casa.
Classificação etária: Livre

Sábado – 03 de agosto – Praça Raul Leme – 16h
Domingo – 04 de agosto – Água Comprida – 11h
Sábado – 17 de agosto – Parque dos Estados – 16h
Domingo – 18 de agosto – Parquinho do Lago – 16h

 

* Os ingressos para os espetáculos com lugares limitados  poderão ser retirados antecipadamente em troca de 1 litro de leite nos seguintes locais e horários: 
Secretaria de Cultura – Av. Alpheu Grimello, 931 – Taboão
Segunda a Sexta das 9h às 17h
Museu do Telefone – Praça José Bonifácio,126 – Centro
Terça a Sexta das 9h às 17h

Nenhum comentário:

Postar um comentário